.

VOLTAR

Algumas manifestações do Grupo Reforma Interior, do Facebook, na primeira semana do programa EXERCITAR, sendo a paciência o tema da semana.

 

EG

A paciência é um dom a ser desenvolvido, é um estado de tranquilidade e paz, principalmente, quando nos encontramos em momentos que demandam tempo e trabalho.
É preciso ter paciência com os defeitos dos outros, com as limitações dos outros, com as diferenças, principalmente com as diferenças que de certo modo nos agridem, é preciso compreensão de que cada ser tem seu tempo, o seu despertar no momento certo.
É preciso ter paciência nos relacionamentos afetivos e amorosos. É preciso resignação para aceitar acontecimentos que não podemos modificar.
É preciso paciência conosco próprios, a evolução se dá a passos lentos, pela experência adquirida cotidianamente.
A paciência se desenvolve nas relações que temos no mundo, na humildade, na solidariedade, na aceitação é fé de que tudo é um processo e processo demandam tempo.

 

Na prática quando me irrito com alguma pessoa, eu me condicionei a respirar fundo e a ver e olhar com empatia aquela pessoa, não julgando, tentando compreender que aquele individuo assim como eu, está tentando, está aqui para aprender. Vejo-a como uma criança, que mesmo de forma estabanada esta exercitando seu livre arbítrio e vai conseguir, estamos fadados ao desenvolvimento, questão de tempo. Essa tolerância, essa relativação sobre tempo e a eternidade me ajudam bastante. 

 

LPR

Tenho conseguido. E olha que praticamente todos os dias passo por esta prova.

 

CS

Estamos no exercício diário. Ora conseguimos, ora escorregamos.. mas no máximo policiamento para errarmos menos. Palavra de ordem e vigilância: PACIÊNCIA.

 

MFC

Principalmente nestes últimos dias tenho exercitado bastante esse exercício.

 

NN

Bom dia.Foco total! Ainda não escorreguei.

 

GS

Como disse a NN...escorreguei...foi até bom ler essa mensagem agora...porque ia escorregar de novo...irei vigiar...

 

WR

Eu estou conseguindo sim! Ontem mesmo passei por este teste e consegui ! E vou continuar conseguindo, com esforço, mas conseguirei.

 

SN

Quantas participações importantes!!! Evoluir em grupo sempre é mais fácil do que sozinho. Continuemos nos apoiando mutuamente, nos relembrando sempre das nossas disposições evolutivas. Abraços a todos.

 

NN

Meu marido notou que estou mais paciente e automaticamente mais gentil, mais educada, falando mais baixo....... quanto benefício!!!!

 

SN

Que beleza, NN. São tantos benefícios que recebemos desenvolvendo valores, que qualquer esforço vale a pena. Além disso, para acompanharmos a transição planetaria e nos credenciarmos a viver no mundo de regeneração... desenvolver valores é fundamental

 

 

****************

 

CBM

Me parece que todos tem dificuldades de falar sobre si e suas vivencias,olhar pra dentro de si nao é tao temeroso assim...mesmo porque sao nossas conciencias que nos acusam ou nos cobram algo que ainda nao realizamos, ou que deixamos de realizar. Paciencia e' acima de tudo uma caridade a caridade que o Cristo nos ensinou e temos que praticar em casa no convivio do nosso lar em primeiro lugar.

De nada vai adiantar colocarmos mascaras divulgarmos textos bonitos se nao nos modificarmos interiormente. O texto sempre servira para alguem ...menos para mim ....pensemos nisso ....

 

SN

Tem razão. Essas máscaras de que fala não nos escondem de nós mesmos, muito menos de Deus. Usá-las me parece um gesto tolo e perigoso, porque acabamos acreditando que são a nossa verdadeira face, e nos acomodamos em nosso crescimento interior.

 

GA

Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que é preciso praticá-la muito até alcançar um objetivo final desejado.

 

GA

Deixo a minha palavra referente a paciência e desejo que possamos exercer com calma, bem devagarinho, passo a passo sem exigir de nós mesmos para não afundarmos o barco da esperança, é como o trabalho da formiguinhas. Chegaremos lá.

 

CBM

Eu tbm acredito assim, mas devemos tomar um certo cuidado para nao irmos tao devagar a ponto de estacionarmos ou nos acomodar demais, e com certeza chegaremos sim de um jeito ou de outro e com bastante discernimento.

 

AR

Vou procurar ser paciente com familiares "difíceis" e com minhas imperfeições. Tentar não me sabotar. Pode ser q eu esteja projetando neles pensamentos e crenças limitadoras. Vou me observar... Grata!

 

HV

Começar pelos mais próximos, pela família. Em geral o desgaste do dia-a-dia leva a um estado de impaciência. Cada vez que ela bater à sua porta, lembre-se do compromisso de exercitar a paciência nesta semana. Esta é uma ação de reforma interior em que os maiores beneficiados vão ser as pessoas que você ama.

 

 

Voltar ao topo da página