VOLTAR   .

Você está na página

HARMONIZAR-SE

 

Se quiser colaborar na construção de um mundo melhor,

conheça um programa (inteiramente gratuito) para ensinar valores

humanos a crianças, tanto na escola, quanto no lar, e divulgue-o:

www.cincominutos.org

 

 

Pensamento e corpo

 

Enquanto estamos pensando, as conexões entre o cérebro e o corpo permanecem ativas, e todo o complexo orgânico fica em estado de alerta, ou atenção, dinamizado pelo pensamento. E esse estado de atenção, quando prolongado e junto com outros fatores, pode desarmonizar nosso ritmo interno, ou acelerá-lo em demasia.

Isso é fácil de ser observado.

Para tanto, basta relaxar, fechar os olhos e deixar o pensamento parado, silencioso, inativo, ficando apenas atento para observar, sem pensar, como está a movimentação interior. Ela pode ser percebida como uma sucessão de imagens mentais desconexas, como sensações desarmonizadas, desagradáveis, agressivas, como um turbilhão interior cuja intensidade pode até assustar ou, ainda, na feição de serena tranquilidade e bem-estar.

Certamente esse contexto também inclui a qualidade das energias psíquicas que estão compondo nosso campo, porque tudo dentro de nós interage, assim como o complexo de mecanismos dentro de uma máquina.

Nossa mente pode ser comparada a um computador com muitos softwares e muitos arquivos, trabalhando em ritmo acelerado e contínuo, que precisa, vez por outra, executar uma limpeza de disco ou uma “desfragmentação”, enfim, cuidar de si mesmo.

No caso da mente, ela realiza em nós os procedimentos necessários para nossa otimização interior quando relaxamos e paramos a máquina do pensamento, permanecendo num estado meditativo, de serenidade e paz. Também é nesses momentos que a nossa luz interior pode expandir-se e sintonizar com faixas mais elevadas, haurindo energias superiores.

Mas é importante observar que os exercícios respiratórios, que são muito utilizados junto com as práticas de natureza psíquica, devem ser feitos com uma postura adequada. Quando alguém inspira o ar sentindo-se depressivo, vai contaminá-lo com esse valor negativo. Se inspirá-lo sentindo-se doente, vai adicionar-lhe valores enfermiços. Por isso, ao fazer exercícios respiratórios, se você não estiver bem, pense, por exemplo, numa cachoeira de águas leves e claras. Sinta-se envolvido em sua energia pura e luminosa e inspire esse ar carregado de energia, vitalidade e alegria, até sentir-se melhor.

Se você estiver bem, visualize-se por inteiro envolvido em atmosfera luminosa, carregada de vitalidade e de alegria. Ao inspirar essa atmosfera luminosa, leve também esses valores para todo o seu mundo interno.

Tenha sempre em mente que o ar que respiramos impregna-se com a qualidade dos nossos pensamentos e emoções.

 

 

ALGUNS PASSOS PARA HARMONIZAR-SE:

Relaxamento, visualizações, vinhetas com mensagens positivas.

 

Relaxamento

 

O relaxamento é uma prática extremamente importante, principalmente no mundo moderno. É um remédio eficaz contra o estresse e um dos procedimentos básicos para exercícios de educação da mente, de visualizações, de energização  etc.

Há vários modelos de relaxamento, desde os mais longos e aprofundados, até aqueles que podem ser feitos rapidamente, em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que se esteja habituado a essa prática.

 

Uma técnica interessante de relaxamento, que surte excelentes resultados, é colocar as mãos com as palmas para cima, os polegares sobre as palmas e fechar os dedos em cima deles, apertando durante um ou dois minutos, prestado atenção apenas à própria respiração.

 

Em áudio

 

O relaxamento com utilização de áudio surte efeitos mais profundos porque não é necessário ficar pensando nos procedimentos a serem feitos. Basta ouvir e se deixar conduzir. Além disso, a música de fundo é também um forte fator de relaxamento.

Quer experimentar? Clique no link abaixo:

Em silêncio e em repouso

 

Olhe por alguns instantes para a

paisagem ao lado e observe como só o

fato de olhar para ela...

 

...você já começou

a relaxar.

 

Outro modelo de relax

 

Fique numa posição bem confortável, feche os olhos e procure relaxar.

Mentalize o ar em torno de si formando um campo de energia luminosa, cheio de vitalidade e da pura alegria da natureza.

Faça algumas respirações profundas, tendo em mente que, nesse tipo de exercício, é o abdômen que deve expandir-se e contrair-se com a inspiração e a expiração, e não o tórax.

Inspire pelo nariz, calma e profundamente; ao inspirar, visualize esse ar penetrando em seu corpo e espalhando-se por ele, num fluxo de força benéfica. Segure os pulmões cheios por alguns instantes, sem forçar, e solte o ar pela boca. Não pense. Use a mente apenas para enviar ondas de bem-estar para todo o seu ser.

Volte a atenção para os seus pés; movimente-os suavemente, soltando todos os seus músculos. Sinta as suas pernas, soltando-lhes os músculos, as coxas e assim por diante até afrouxar todos os seus músculos, incluindo os dos braços, mãos, pescoço e rosto.

 

Um relax bem rápido

 

Para um relaxamento rápido, feche os olhos e pense em algo que irradie uma impressão de tranquilidade e contentamento, assim como uma flor ou as serenas águas de um lago à hora do crepúsculo.

Respire fundo algumas vezes, procurando relaxar. Não pense. Fique apenas olhando mentalmente para essa imagem, em estado de pura contemplação, sem deixar o pensamento fluir.

Após alguns minutos, observe como seu corpo relaxou e seu ritmo interno harmonizou-se.

 

 

 

 

 

 

Visualizações

 

As visualizações representam poderoso recurso, por atuarem como comandos ou ordens da mente. A mente cria imagens, podendo direcioná-las. A emoção gera energia. A vontade realiza.

 

Visualizar é usar a imaginação com o propósito de ajudar ou prejudicar alguém, construir novas possibilidades, mudar o curso de pensamentos e emoções, etc.

Devemos observar que nossos poderes interiores podem ser usados tanto para fazer o bem quanto o mal, mas, como se trata de atributos herdados do nosso Criador, só chegarão a mais pleno desenvolvimento, quando utilizados dentro do que determinam as leis maiores. Assim, podemos optar por fazer o mal, prejudicar o próximo, etc., mas sabendo que estaremos gerando comprometimento cármico. Além disso, uma energia negativa que enviemos para outrem, antes de sair de nós, já deixará parte dela circulando em nosso sistema energético. E, quando a pessoa visada não está receptiva à energia maléfica que lhe enviamos, esta pode retornar a nós, trazendo ainda maiores prejuízos para o nosso bem-viver.

A visualização deve ser feita na suavidade do amor, na serenidade da paz e com o pensamento voltado para o Alto.

Quando nosso campo magnético está muito carregado de energias incompatíveis, pode acontecer de surgirem figuras feias e agressivas no ambiente que visualizarmos, em vez das imagens propostas. Nesses casos, devemos insistir até conseguirmos criar ou recriar o ambiente na forma exata como desejamos. Esta é uma batalha que precisamos ganhar, e isto não é difícil. É só uma questão de persistência e força de vontade. Nessas situações, a prece ajuda muito.

 

01 – Quando souber de alguém que está doente, visualize essa pessoa saudável. Veja-a mentalmente bem disposta, ativa, satisfeita.

02 – Ao saber que alguém está nervoso, irritado, agressivo, visualize-o calmo, tranquilo, sereno e em paz.

03 – Se estiver planejando alguma atividade, fique sempre visualizando a sua realização na forma como deseja.

 

 

Duas visualizações em ÁUDIO:    

Nos passos do Mestre

Energia das flores

 

 

 

Uma visualização relaxante

 

Quando estiver se sentindo cansado, irritado, ansioso ou angustiado – estados de espírito que geram estresse – feche os olhos e respire fundo algumas vezes procurando relaxar.

Imagine que está junto a um lago tranquilo, em meio à natureza.

 

Crie através da imaginação a mais bela das paisagens: flores, vegetação, o sol  dourando algumas nuvenzinhas que seguem tranquilas ao sabor dos ventos brandos; as águas do lago prateando os reflexos do céu nas pequenas marolas geradas pela brisa; os pássaros buscando, satisfeitos, a galharia do arvoredo para o repouso noturno.

 

Integre-se a esse ambiente, introjetando toda a tranquilidade que ele apresenta, a beleza da paisagem, a serenidade das águas do lago, a alegria presente em tudo.

Observe como suas próprias disposições internas se modificam à medida em que vai se integrando ao ambiente criado por sua imaginação, sentindo a paz, a serenidade e o bem-estar inundando todo o seu ser.

 

Quantas pessoas tomam remédios na busca de estados de espírito mais serenos, tranqüilos ou mais dinâmicos, mais positivos... E muitos desses medicamentos são do tipo “controlado”, que geralmente elas terão de usar para o resto da vida.

Porém a natureza nos dotou de possibilidades que podemos ir descobrindo, desde que tenhamos verdadeiro interesse nesse crescimento e, com isso, somamos ganhos ao nosso Bem Viver.

 

Outro modelo de visualização

 

Respire fundo algumas vezes e dê a si mesmo um comando para relaxar.

Vá relaxando cada parte do seu corpo, desde os pés até a cabeça.

Quando sentir-se bem relaxado, imagine que se encontra num belo lugar em meio à natureza, sobre uma montanha, à beira de um lago ou numa praia deserta.

Em seguida vá visualizando (vendo mentalmente) aquilo que deseja, procurando sentir o mais intensamente possível, a sua visualização.

Pode ser a cura de alguma enfermidade, mais vitalidade ao seu corpo, contentamento, paz... Também pode ser de ajuda a alguém que esteja precisando.

 

É altamente recomendável que conclua as suas visualizações vibrando paz para a  humanidade, amparo aos necessitados, cura aos enfermos, proteção para seus familiares,etc.

 

 

Nosso inconsciente é como um porão repleto de imagens mentais saturadas de angústia, desencantos e frustrações...  em manifestações perturbadoras.

As visualizações positivas introjetam novas idéias no inconsciente, que as assimila, substituindo pensamentos perturbadores por edificantes, projetando-os no comportamento, nos estados de espírito e em todo o organismo.

Fazer constantemente exercícios de relaxamento com visualizações adequadas, representa um poderoso instrumento para a revitalização do inconsciente

com idéias edificantes, gerando memórias positivas.

 

OBS. Nunca se deve visualizar algo negativo, seja para quem for, porque tudo que desenvolvemos usando nossos poderes mentais, impregna-se em nós mesmos, em primeiro lugar.

 

 

 

 

 

Algumas ações e atitudes que dão suporte à nossa harmonia interior.

 

Algumas vinhetas do programa de rádio

Dimensões da Vida (Radio Boa Nova)

 

 

Ambiente do lar

Para ouvir esta vinheta, clique AQUI

 

Se o ambiente do seu lar está difícil de suportar, por que não torná-lo mais leve e mais agradável?

Faz o seguinte:

Respire calma e profundamente algumas vezes, dando a si mesmo um comando para relaxar. Pense na paz, na harmonia, no amor e na alegria. Envolva cada familiar nessa vibração e peça mentalmente ao Senhor da Vida para abençoar o seu lar, a sua família, envolvendo a todos em paz e harmonia.

E, pensando na pessoa que mais aborrecimentos lhe causa, diga como toda sinceridade: “Que você, fulano (a) esteja bem, com saúde, com paz e contentamento. Que Deus o/a abençoe e o/a faça feliz.”

 

Quando sentir-se cansado

Para ouvir esta vinheta, clique AQUI

 

Quando sentir-se cansado, irritado ou depressivo, siga as orientações seguintes.

Respire fundo algumas vezes, procurando relaxar.

Mentalize uma praia tranquila e deserta. Veja mentalmente as ondas brincando, murmurando segredos de vida e de amor. Imagine-se deitado na areia onde elas vêm molhar seu corpo de instante a instante. Mentalize-as cobrindo todo o seu corpo e, ao passarem, levando embora o cansaço, o mau humor, a irritação e as preocupações.

Sinta o vento do mar e deixe a sua energia penetrar em você, em convites para o bem-estar, o bom humor e o bem-querer.

Dê a si mesmo um comando de força, de confiança e de bem-estar.

 

Ao levantar

Para ouvir esta vinheta, clique AQUI

 

Ao levantar pela manhã, abra a sua janela.

Respire algumas vezes, calma e profundamente, procurando relaxar.

Olhe o mundo, a natureza que puder vislumbrar, e identifique-se com ela.

Dê um alegre bom-dia à vida, mistério de Deus no infinito; à vida que esplende nos raios do sol, agita-se nas águas do mar, afaga os campos verdejantes e flui pelas montanhas altaneiras.

Sinta a vida circulando em seu corpo, em todo o seu corpo, em mensagens de saúde e bem-estar.

Sinta seu coração cheio de alegria, cheio de paz e de harmonia.

 

O vento

Para ouvir esta vinheta, clique AQUI

 

Ao acordar, pela manhã, procure pensar em algo benéfico, tão comum que nem percebemos sua importância em nossas vidas, como por exemplo, o vento.

Pense no vento que balança as folhas do arvoredo num bailado de alegria, que conduz o pólen que perpetua a vida e traz o perfume das flores e o cheiro do mar.

Imagine como seria se não houvesse vento. O ar ficaria parado, pesado, num calor de estufa. As folhas não mais se tocariam alegremente, as velas das jangadas cairiam murchas, e o ar perderia sua força.

Pense em como é bom o vento que nos toca com seus dedos leves e ágeis, que leva de nós os pensamentos pesados e deixa mais leve o coração.

Receba o vento com alegria, abra bem as narinas, inspire sentindo as energias do ar circulando em seu corpo, levando leveza e alegria para cada órgão, cada célula.

Sinta-se feliz.

 

Na página ÁUDIO estão disponibilizadas 55 vinhetas como estas, em:

MINI-MENSAGENS PARA VIVER MELHOR

São pequenas mensagens gravadas com fundo musical, que ajudam a viver melhor.

Para acessar a página, clique AQUI

 

 

 

Exercício – Para saúde e bem-estar

 

Faça algumas respirações profundas e compassadas, lembrando que nos exercícios respiratórios é o abdômen que deve expandir e contrair com a inspiração e expiração e,

não, o tórax.

 Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca.

Ao inspirar, leve mentalmente a energia do ar para todo o seu corpo,

 e ao expirar bote para fora, junto com o ar, tudo que o incomoda.

 

Relaxe...

 

Observe o seu corpo. Sinta-o em toda a sua extensão.  Relaxe.

Sem qualquer esforço físico, apenas visualizando, diga mentalmente:

 

O poder divino, que está na essência do meu espírito, está trabalhando

em todas as células do meu corpo tornando-as saudáveis...

 

O poder divino que está na essência do meu espírito está trabalhando em

todos os meus neurônios, tornando-os saudáveis...

 

Da mente divina, luz infinita, está fluindo luz para a minha mente e nela eu coloco

 idéias de sucesso... de alegria... de confiança... de amor universal...

 que se irradiam para todo o meu ser.

 

Meus sentimentos se iluminam com essa luz e minha mente e meu coração buscam

 sintonia com a mente divina, no coração do universo.

 

O Criador de todas as coisas emite vibrações de amor para todo o universo,

infinitamente, por todo o tempo que já foi e por todo o tempo que virá... 

E eu me envolvo nesse amor... nessa paz...

Sinto em todo o meu ser a paz... o amor... o contentamento... a alegria de viver e

de ser uma centelha cósmica em crescimento, em evolução.

 

 Procure manter essa presença divina em todo o seu ser, pelo maior

 tempo possível... sentindo paz... amor... alegria.

Sinta-se plenamente bem.

  

Este é um exercício que poder ser feito várias vezes, sem contra-indicações

 

 

Voltar ao topo da página